Eleições Gerais 2010 – Comissão alerta para o prazo de inscrição das chapas

A Comissão Eleitoral Nacional (CEN) do Sindireceita recomenda aos delegados sindicais e candidatos aos cargos da Diretoria Executiva Nacional (DEN) e das delegacias Sindicais (DS) que as inscrições para as Eleições Gerais 2010 encerram-se no dia 30 de junho de 2010. A CEN alerta que não haverá prorrogação desse prazo e, assim, para evitar os atropelos de última hora é aconselhável que a documentação seja encaminhada dentro do prazo.

Os candidatos devem providenciar os seguintes documentos:
1) Pedido de inscrição da chapa, que deverá ser subscrito pelo candidato a Presidente ou a Delegado Sindical mediante preenchimento da ficha de pedido de inscrição da chapa (ANEXO II A ou II B),
2) As fichas de autorização dos candidatos ao cargo eletivo titular ou suplente (ANEXO III - Declaração Individual),
3) As fichas devem estar totalmente preenchidas com os dados requeridos, sem rasuras, emendas ou borrões e devidamente assinadas pelos interessados,
4) A assinatura na ficha de pedido de inscrição da chapa (Anexo II A ou II B) deve ser reconhecida em cartório,
5) A assinatura na ficha de autorização (Declaração Individual) também deve estar devidamente reconhecida em cartório,
6) Após os anexos estarem corretamente preenchidos, o delegado sindical deverá enviar os documentos para a Comissão Eleitoral Nacional (CEN) no seguinte endereço: SHCGN CR 702/703 bloco E loja 37 - 70.720-650 – Brasília/DF. Serão consideradas, para efeito de tempestividade, as datas de postagem dos pedidos, que deverão ser registradas com Aviso de Recebimento.


Conforme o Regulamento Eleitoral, poderá candidatar-se o filiado que estiver em dia com a contribuição sindical, em pleno gozo de seus direitos político-sindicais e também estiver filiado ao Sindireceita até o mês de dezembro de 2009. É vedada a inscrição de um mesmo candidato em mais de uma chapa (salvo exceção do § 1º do artigo 10 do Regulamento Eleitoral).

O Regulamento Eleitoral das Eleições Gerais de 2010, contendo as normas disciplinadoras do processo eleitoral, anexos e o respectivo calendário eleitoral, encontram-se disponíveis no link das eleições na página do Sindireceita na internet.

Para acesso as fichas de incrição (anexos citados): http://www.sindireceita.org.br/?ID_MATERIA=16865